quinta-feira, 2 de junho de 2011

Pentecostes

“O Humano em toda a sua abrangência não chega de fato a se manifestar através de qualquer ser humano isolado, nem dos membros de um povo sozinho. Manifesta-se apenas através da humanidade inteira."Rudolf Steiner

Para os judeus Pentecostes era uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo junto com eles os pagãos amigos e prosélitos. Assim eram oferecidas as primícias das colheitas no templo.

A festa também era conhecida como a festa das setes semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no qüinquagésimo dia. Daí surgiu o nome Pentecostes, que significa “qüinquagésimo dia”.

No primeiro pentecostes depois da morte de Jesus, o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos na forma de línguas de fogo: todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas. Eles reconheceram uma imensa alegria de suas almas: “O Cristo está profundamente unido a cada um de nós. Ele não se afastou, Ele está aí”. Diante desta experiência entusiasmante foram anunciar aos homens e conseguiram despertar neles uma vivência semelhante. Assim Pentecostes também é a Festa de um encontro Crístico, pois aquele que é sensibilizado interiormente pelo Cristo, sempre vai procurar os outros homens, seus irmãos, para participar deste encontro.

As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino.




Como comemorar o Pentecostes com os pequenos: Podemos enfeitar a casa com pombinhas brancas, que representam a paz, bandeirinhas escritas PAZ em diversos idiomas, e também correntes de papel com pessoas de mãos dadas.

Imagens: Da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário